quinta-feira, 10 de abril de 2014

De olho nas provas: essa semana tem eclipse lunar!

O Sol é uma fonte de luz primária (emite luz própria) e extensa (dimensão relevante em relação à distância). A Terra e a Lua são corpos opacos (refletem a luz recebida de outras fontes).




Associando essa  informação ao princípio de propagação retilínea da luz, nos permite entender como se formam os eclipses, fenômenos que ocorrem em consequência da passagem de um corpo celeste pela região de sombra e de penumbra do outro.

Um eclipse lunar ocorre quando a Terra impede a Lua de receber total ou parcialmente a luz do Sol, interpondo-se entre os dois astros.

Ficou curioso para ver um eclipse? Você terá essa oportunidade! Neste dia 15 de abril o céu será o palco desse espetáculo! E o melhor, tudo pode ser visto a olho nu. 

O evento é uma ótima oportunidade para se observar o céu (constelações, Marte, etc...) já que a noite será bem escura. Além disso, desta vez será possível ver todas as fases da Lua. Imperdível!

A professora e física Franciele Mendes de Lima Bombardi preparou uma aula bem interessante para entendermos melhor sobre o assunto. Acesse o link para baixar: 



Profª Franciele - física

Nenhum comentário:

Postar um comentário