quinta-feira, 29 de maio de 2014

De olho das provas: Física no Futebol

O futebol tem seus craques e isso é inegável. Mas sabia que esses jogadores contam com uma ajudinha da física? É o chamado "Efeito Magnus", responsável por dar aquela curva sensacional na bola. 

Ele acontece quando a bola é lançada pelo ar, girando rapidamente. O efeito depende da velocidade de rotação da bola e também da quantidade de ar que a bola arrasta quando gira. Quanto menos lisa for a bola, mais ar ela arrasta e maior é o efeito. É por isso que a bola de tênis é peluda e a bola de futebol é cheia de áreas em alto relevo. Vamos a um exemplo bem simples: O ar está passando pela bola. Enquanto ela se move, um pouco de ar também é arrastado por ela durante os giros. Onde a bola e o ar se movem na mesma direção, a velocidade é maior e a pressão é menor. Onde o ar arrastado pela bola se move em direção contrária ao ar que passa pela bola, a velocidade é menor e, consequentemente, a pressão é maior. Essa diferença de pressão faz com que a bola se desvie do seu caminho normal, produzindo o efeito Magnus. Que, muitas vezes, é mortal contra os goleiros!


Em tempos de Copa, é possível observarmos esse efeito da física nos jogos e entendermos melhor como ele acontece. Quer um exemplo? Olhem só esse vídeo:




O famoso "gol que o Pelé não fez" é um ótimo exemplo dessa força. Agora conta para gente, você já usou dessa força?

O professor Wesley, de física, preparou uma aula bem interessante sobre essa matéria. Nela você pode entender melhor o conceito e ver mais alguns exemplos. Baixe nesse link e estudo sempre que quiser:

Nenhum comentário:

Postar um comentário