quinta-feira, 5 de junho de 2014

De olho nas aulas: A química dos polímeros e o futebol

Falta uma semana para o início da Copa do Mundo no Brasil. Bolas, camisas e chuteiras, dos mais variados modelos, cores e formatos farão parte de um grande desfile de materiais tecnológicos. Você sabe que eles tem muito em comum? 

Pois é, todos são feitos de POLÍMEROS, compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização.



 Trata-se de macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monómeros). O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização. Em geral, os polímeros contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas que seus monômeros, mas em maior quantidade absoluta.


A professora Franciane Cardoso preparou uma aula para explicar alguns tipos de polímeros, em especial, aqueles que iremos ver nos campos de futebol durante a Copa do Mundo. Acesse aqui para baixar o conteúdo: 


A química dos polímeros e o futebol de GabaritoAulasParticulares


Professora Franciane Cardoso

Fique de olho pois em época de Copa do Mundo teremos outras aulas com essa temática! Falando nisso, já deu uma olhadinha nas aulas passadas? Olha quanto material interessante preparamos para vocês:

Nenhum comentário:

Postar um comentário