sábado, 24 de maio de 2014

De olho nas provas: a escravidão e o mês de maio

No mês de Maio comemora-se a Libertação dos Escravos, assinada em 1888 pela Princesa Isabel. No entanto, o que todos os livros de história contam não é bem a verdade dos fatos. 

As medidas abolicionistas não passaram de manobras para "inglês ver". A liberdade não garantiu aos ex escravos melhorias significativas em suas vidas. Como o governo não se preocupou em integrá-los à sociedade, muitos enfrentaram diversas dificuldades para conseguir emprego, moradia, educação e outras condições fundamentais de vida. Vale lembrar que muitos fazendeiros preferiram importar mão de obra europeia à contratar os ex escravos como assalariados.

A professora de história Daniela Reis, preparou uma aula para nos explicar melhor o que houve realmente nessa época!  A proposta é debater o tema sob uma visão mais crítica e esclarecida quanto aos tramites políticos e sociais da história. Confira: 

 
Professora Daniela Reis
Baixe a aula:

Confira alguns filmes que ajudam a entender melhor como foi a vida dos escravos e o processo de "abolição da escravatura": 







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário