quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Curiosidades: Os cinco sentidos – Quem leva a melhor, humanos ou animais?

O homem é um animal racional. Apesar de estudos já mostrarem que não é o único, mas temos que concordar que é o melhor de todos nesse sentido.
Porém, quando se trata de todos os outros sentidos, o homem deixa muito a desejar se comparado a outros animais.

Vamos conhecer as diferenças:
OLFATO
Não é a toa que os cães são treinados para rastreio de drogas, pessoas soterradas entre outros, pois a capacidade dos caninos em encontrarem o que procuram é de 75% de acerto. Veja o comparativo entre o home e outros animais:
HOMEM – 5 milhões de células olfativasCACHORRO – 300 milhões de células olfativasO MELHOR OLFATO: URSO – 4 Bilhões de células olfativas



AUDIÇÃO
Ninguém é páreo para os felinos no quesito audição. Gatos domésticos ouvem tão bem que sentem a presença de outros animais apenas pelas vibrações corporais. Quem tem um gato em casa sabe que o bichano sabe que o dono está chegando mesmo morando em apartamento.

HOMEM – 20 MIL HERTZGATO – 60 MIL HERTZA MELHOR AUDIÇÃO: BALEIA-BRANCA (OU BELUGA) – 123 MIL HERTZ


 VISÃO
Ninguém poderia imaginar, mas o papagaio tem mais receptores de cor nos olhos do que um humano. Além dos normais ele possui ainda um ultravioleta e tudo para ele é bem mais colorido do que para nós.
HOMEM – 3 receptores de corPAPAGAIO – 4 receptores de corA MELHOR VISÃO: CAMARÃO MANTIS – 12 receptores de cor



PALADAR
Um dos animais com melhor paladar é o porquinho-da-índia. Ele sim sente bem o gosto dos alimentos pois suas papilas gustativas são duas vezes maiores que a de um humano.
HOMEM – 9 MIL papilas gustativas
PORQUINHO-DA-ÍNDIA – 17 MIL papilas gustativasO MELHOR PALADAR: BAGRE – 27 MIL papilas gustativas




TATO
Não é nas patas que o elefante se compara ao homem em relação ao tato e sim na ponta da tromba. Essa é a parte do corpo onde se concentra o maior número de receptores nervosos. Nesse caso, somos muito parecidos com os paquidermes (que significa pele dura). Os receptores nervosos deles se concentram na parte do corpo usada para interagir com o mundo. Nos humanos as partes com maior concentração de receptores nervosos são as pontas dos dedos e a língua.

Fonte: Você Sabia

Nenhum comentário:

Postar um comentário