quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Exercício físico ajuda a melhorar memória, mostram pesquisas

Se você está sempre procurando formas de melhorar a capacidade da memória, talvez seja hora de investir na prática de exercícios físicos. Pesquisas apontam que tanto a memória de curto, quanto a de longo prazo podem ser beneficiadas 

Não é surpresa que a prática de exercícios físicos representa benefícios não apenas para a saúde, mas também para a memória. Se exercitar melhora o humor, o processamento de informações e ainda faz com que você pense de maneira mais flexível. Mas será que a prática também afeta a memória? Estudos apontam que dependendo do tipo de memória, sim, é possível desenvolvê-la com exercícios físicos.


Para a memória de curto prazo, que inclui o que está em sua mente consciente agora e tudo o que você está fazendo com essas informações, o exercício físico é amplamente benéfico. De acordo com pesquisa realizada em 2011, após 30 minutos de prática de exercícios a memória das pessoas tem um aumento de velocidade, embora haja também uma queda de precisão.

Já no que se refere à memória de longo prazo, aquela que deixa pensamentos conscientes capazes de serem recuperados mais tarde, os efeitos do exercício físico são menos claros. Certos estudos apontam efeitos positivos, enquanto outros não indicam alteração alguma.

Entretanto, pesquisa recente realizada com jovens mulheres tentando aprender novas palavras enquanto realizavam exercícios em uma bicicleta ergométrica apontou que houve impulso na memória de longo prazo enquanto a experiência era realizada, mas o aprendizado não ocorreu depois.

A conclusão com isso é que o exercício deve ser de intensidade relativamente baixa, caso contrário o cérebro recerá muitos estímulos, fazendo com que os benefícios dejam perdidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário