segunda-feira, 3 de março de 2014

Dica de biologia: saiba mais sobre o único mamífero que voa

A fama e aparência desse animal não são das melhores, mas, acredite, os morcegos têm um papel muito importante na natureza. Esqueça aquela história de vampiro: das cerca de mil espécies do bicho espalhadas pelo planeta, apenas três se alimentam de sangue - e só de outros animais, nunca de humanos.
A grande maioria de morcegos gosta mesmo é de comer insetos, pequenos animais ou frutos. Os que escolhem este último tipo de alimento são conhecidos como frugívoros e são muito importantes para a conservação do meio ambiente.
Marcelo Guimarães Rubio, pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR), explica: “Primeiro os morcegos comem pequenos frutos e infrutescências e depois espalham as sementes pela floresta, ao fazer cocô enquanto voam! É por isso que podemos dizer que eles são verdadeiros jardineiros da natureza”.
Entre as várias espécies de morcegos frugívoros, muitos têm asas castanho-escuras com manchas amarelas e a cabeça mais escura. Adeptos da vida noturna, os animais raramente são vistos de dia. Apesar de não ser ameaçador, o morcego pode atacar para se defender, como qualquer outro animal. Por isso, se um dia encontrar algum, nada de tentar tocá-lo!O especialista comanda há dois anos uma pesquisa para entender o comportamento dos morcegos. O estudo acontece na Reserva Natural Salto Morato, mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, no litoral norte do Paraná. Nessa área está a maior parte que restou da Mata Atlântica no Brasil e lá vivem 28% das espécies de morcegos que existem no Paraná.
Único mamífero que voaSabia que você, que está lendo este texto, tem algo em comum com estes bichinhos? Assim como os humanos, os morcegos também são mamíferos. Por isso eles têm o corpo coberto por pelos e, quando filhotes, se alimentam com leite materno. A principal diferença do morcego é que ele é o único mamífero capaz de voar. Ficou com inveja agora?
A média de vida dos morcegos varia de 10 a 30 anos. Eles podem morar em muitos lugares: árvores, cavernas, fendas de rocha, telhado de casas, chaminés, pontes e viadutos. Para facilitar na hora de alçar voo, os morcegos gostam de ficar pendurados de cabeça pra baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário