segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Entenda o que acontece no seu cérebro durante momentos de conflito

Entenda o que acontece no seu cérebro durante momentos de conflito
Os pesquisadores afirmam que normalmente não chegamos a infligir danos às pessoas que ficam ao nosso redor porque duas áreas específicas do cérebro fazem com que nós antecipemos a dor e o sentimento de rejeição social que sofremos quando nos comportamos agressivamente
 Talvez você já tenha percebido que durante brigas e discussões só conseguimos atingir um nível de agressões, sejam elas verbais ou físicas. Isso não acontece por acaso. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, quando um ser humano ataca outro, o habitual é que os neurônios-espelho do cérebro sejam ativados para que você se coloque no lugar do seu adversário, o que evita que você magoe a outra pessoa. Esse processo é conhecido como empatia, sentimento considerado o principal inibidor da violência.

Além disso, os pesquisadores afirmam que normalmente não chegamos a infligir danos às pessoas que ficam ao nosso redor porque duas áreas específicas do cérebro, o córtex cingulado anterior e a ínsula fazem com que nós antecipemos a dor e o sentimento de rejeição social que sofremos quando nos comportamos agressivamente.

Entretanto, o mesmo estudo aponta que certos hábitos podem anestesiar a capacidade de uma pessoa de ser empática, fazendo com que ela se torne insensível ao sofrimento alheio. Os resultados da pesquisa apontam que as pessoas assistem regularmente a filmes violentos ou jogam games desse tipo têm as zonas que suprimem o comportamento agressivo menos ativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário