terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dormir depois da aula faz bem, mostra pesquisa


Estudo brasileiro sugere que quem tira uma soneca vai melhor na escola

menina dorme na sala de aula
A famosa soneca depois da escola já não precisa preocupar os pais. Pelo menos é isso que sugere uma pesquisa divulgada nesta terça-feira. O estudo, coordenado pelo Instituto Internacional de Neurociências de Natal (RN), mostra que dormir após a aula pode ajudar o estudante a memorizar o que lhe foi ensinado.
Os cientistas separaram em dois grupos uma turma de estudantes. Depois de uma aula de dez minutos, uma parte foi assistir a outra aula, enquanto a outra foi dormir por duas horas. Cinco dias depois, os estudantes passaram por uma prova cujo tema era justamente o apresentado na primeira aula. Os alunos que dormiram se saíram melhor. Aqueles que não conseguiram dormir, mas ficaram quietos, também tiveram desempenho superior a quem teve de voltar a estudar.
Além dos estudantes, os responsáveis pela pesquisa estudaram o processo em roedores. A conclusão foi que de ondas lentas e o sono REM, quando se sonha, têm funções complementares. O primeiro é o responsável pela reverberação da memória, e o segundo, pelo seu armazenamento. 
Os pesquisadores alertam, porém, que mais evidências precisam ser encontradas para que seja comprovada a relação entre a soneca e um melhor desempenho acadêmico. O próximo passo, segundo eles, é expandir o estudo. 
Sonho – Em outra parte da pesquisa, os cientistas analisaram o papel do sonho no aprendizado. Para isso, investigaram cerca de 60 vestibulandos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que relatavam se tinham sonhado com a prova no dia anterior. 
Entre aqueles que sonharam medianamente com o exame – quando o sonho não envolvia grandes emoções – as chances de aprovação aumentaram. Já entre aqueles que tiveram pesadelos e sonhavam que tinham ido muito mal na prova, as chances de aprovação diminuíram.
Fonte: Revista Veja

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