quinta-feira, 29 de maio de 2014

De olho das provas: Física no Futebol

O futebol tem seus craques e isso é inegável. Mas sabia que esses jogadores contam com uma ajudinha da física? É o chamado "Efeito Magnus", responsável por dar aquela curva sensacional na bola. 

Ele acontece quando a bola é lançada pelo ar, girando rapidamente. O efeito depende da velocidade de rotação da bola e também da quantidade de ar que a bola arrasta quando gira. Quanto menos lisa for a bola, mais ar ela arrasta e maior é o efeito. É por isso que a bola de tênis é peluda e a bola de futebol é cheia de áreas em alto relevo. Vamos a um exemplo bem simples: O ar está passando pela bola. Enquanto ela se move, um pouco de ar também é arrastado por ela durante os giros. Onde a bola e o ar se movem na mesma direção, a velocidade é maior e a pressão é menor. Onde o ar arrastado pela bola se move em direção contrária ao ar que passa pela bola, a velocidade é menor e, consequentemente, a pressão é maior. Essa diferença de pressão faz com que a bola se desvie do seu caminho normal, produzindo o efeito Magnus. Que, muitas vezes, é mortal contra os goleiros!


Em tempos de Copa, é possível observarmos esse efeito da física nos jogos e entendermos melhor como ele acontece. Quer um exemplo? Olhem só esse vídeo:




O famoso "gol que o Pelé não fez" é um ótimo exemplo dessa força. Agora conta para gente, você já usou dessa força?

O professor Wesley, de física, preparou uma aula bem interessante sobre essa matéria. Nela você pode entender melhor o conceito e ver mais alguns exemplos. Baixe nesse link e estudo sempre que quiser:

sábado, 24 de maio de 2014

De olho nas provas: a escravidão e o mês de maio

No mês de Maio comemora-se a Libertação dos Escravos, assinada em 1888 pela Princesa Isabel. No entanto, o que todos os livros de história contam não é bem a verdade dos fatos. 

As medidas abolicionistas não passaram de manobras para "inglês ver". A liberdade não garantiu aos ex escravos melhorias significativas em suas vidas. Como o governo não se preocupou em integrá-los à sociedade, muitos enfrentaram diversas dificuldades para conseguir emprego, moradia, educação e outras condições fundamentais de vida. Vale lembrar que muitos fazendeiros preferiram importar mão de obra europeia à contratar os ex escravos como assalariados.

A professora de história Daniela Reis, preparou uma aula para nos explicar melhor o que houve realmente nessa época!  A proposta é debater o tema sob uma visão mais crítica e esclarecida quanto aos tramites políticos e sociais da história. Confira: 

 
Professora Daniela Reis
Baixe a aula:

Confira alguns filmes que ajudam a entender melhor como foi a vida dos escravos e o processo de "abolição da escravatura": 







 

sexta-feira, 9 de maio de 2014

De olho nas provas: a Copa e a probabilidade

Falta um pouco mais de um mês para a tão esperada Copa do Mundo da FIFA no Brasil! A torcida pela seleção brasileira é inevitável e todos esperamos uma vitória!




Mas afinal, você já parou para pensar que isso é puramente matemático? Pois é, a chance do Brasil ser campeão, como de qualquer outra seleção, pode ser explicada por meio da probabilidade, um conceito matemático.



Nosso professor de matemática, Vinícius Hirano, montou uma aula especial para entendermos esse conceito e saber das chances da seleção do Brasil avançar até a segunda fase da competição. 

Baixe a aula e aprenda mais: 

sexta-feira, 2 de maio de 2014

ESTUDO DIRIGIDO: O que é? Como pode te ajudar?



O Estudo Dirigido é uma proposta de estudo que existe desde 2007 e que tem como objetivo desenvolver a autonomia e o hábito de estudo diário dos alunos. É coordenado por uma psicóloga e conta com um corpo docente especializado nas áreas de exatas, humanas e biológicas, a fim de contemplar a grade curricular do aluno.



 


No Estudo Dirigido o estudante aprende a se organizar com as atividades escolares, desde o simples gesto de arrumar uma mochila com os livros e os cadernos, até a difícil tarefa de conseguir se organizar para realizar os deveres de casa e trabalhos da escola, além de estudar para as provas. A orientação do estudo é embasada principalmente no material didático de cada aluno, a fim de complementar e reforçar o que já foi exposto por seu colégio.






A proposta atende desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio e Cursinho Pré-Vestibular. Atualmente, atendendo de forma diferenciada os alunos que estão se preparando para o vestibular e a prova do ENEM.





Além do estudo curricular, os alunos são estimulados através de jogos e atividades lúdicas a aprimorar sua concentração, habilidades motoras e neuropsicológicas. Deste modo, o Estudo Dirigido é uma forma diferente e inovadora de envolver o aluno, despertando nele o interesse necessário para atingir o sucesso escolar, levando-o a dar o melhor de si.



O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 10h às 11:30h e das 14h às 18h.