sexta-feira, 25 de abril de 2014

Mês de Abril: o que rolou na escola!

Alunos e professores! Mais um mês juntos e cheio de histórias para contar! Vamos ver o que aconteceu aqui no Gabarito? 

Lançamos aqui no blog a coluna "De olho nas provas" onde, toda semana, um professor de nossa escola irá tratar de um tema atual e relacioná-lo a um conteúdo específico de sua disciplina. A professora Tanisse, de biologia, foi quem inaugurou a coluna com o post sobre DST's e a vacinação contra HPV. Já estamos no terceiro post! O mais legal é que vocês podem baixar a aula para estudar por meio dos links no fim de cada post ou em nossa conta no Slide Share!

Professora Tanisse - biologia


E a semana do amigo? No dia 16 de abril nossos alunos do Estudo Dirigido foram assistir uma sessão de cinema regada a muita pipoca, chocolate e refrigerante (tudo por nossa conta!). Nada melhor para celebrar as amizades, não é?




  
Estudo Dirigido no Cinema!





E a Páscoa? Também foi linda por aqui! A escola estava todinha enfeitada e os alunos puderam saborear balas e bombons de chocolate espalhados por aqui...


Gostaram? Abril foi um mês ótimo! Desejamos a todos um mês de maio maravilhoso e cheeeeeio de novidades e força de vontade para estudar! Vamos juntos?
Acompanhe nossas mídias sociais para ficar por dentro do dia-a-dia da Gabarito!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

De olho nas provas: o feriado de Tiradentes!

Todo país tem seu herói, não é mesmo? Os republicanos elegeram Tiradentes para ser essa figura brasileira, o mártir que simbolizaria todas as ideias do movimento. Mas não foi bem assim. 
Foi idealizada uma imagem de santo, muito parecida com a imagem de Jesus...






Mas, sabiam que quem era condenado à morte tinha seus cabelos e barba raspados como forma de humilhação? Começa aí a primeira incoerência. Vamos saber mais a respeito de quem foi Tiradentes e como foi criado esse mito? Acesse a aula que a professora de história Patrícia Pereira preparou especialmente para o "De olho nas provas". 

quinta-feira, 10 de abril de 2014

De olho nas provas: essa semana tem eclipse lunar!

O Sol é uma fonte de luz primária (emite luz própria) e extensa (dimensão relevante em relação à distância). A Terra e a Lua são corpos opacos (refletem a luz recebida de outras fontes).




Associando essa  informação ao princípio de propagação retilínea da luz, nos permite entender como se formam os eclipses, fenômenos que ocorrem em consequência da passagem de um corpo celeste pela região de sombra e de penumbra do outro.

Um eclipse lunar ocorre quando a Terra impede a Lua de receber total ou parcialmente a luz do Sol, interpondo-se entre os dois astros.

Ficou curioso para ver um eclipse? Você terá essa oportunidade! Neste dia 15 de abril o céu será o palco desse espetáculo! E o melhor, tudo pode ser visto a olho nu. 

O evento é uma ótima oportunidade para se observar o céu (constelações, Marte, etc...) já que a noite será bem escura. Além disso, desta vez será possível ver todas as fases da Lua. Imperdível!

A professora e física Franciele Mendes de Lima Bombardi preparou uma aula bem interessante para entendermos melhor sobre o assunto. Acesse o link para baixar: 



Profª Franciele - física

terça-feira, 1 de abril de 2014

De olho nas provas! Doenças virais e o HPV

Quem está ligado nas notícias, sabe que o Ministério da Saúde está em campanha para vacinar meninas entre 11 e 13 anos, contra o Papilomavírus (HPV). Você já ouviu falar desse vírus, aliás, você sabe o que é um vírus?
Nossa professora e bióloga Tanisse Albertoni preparou um material super completo a respeito dos vírus e, principalmente, sobre o HPV. Vamos conferir?

Professora Tanisse Albertoni


VÍRUS
  • Os vírus são formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético que pode ser de DNA ou RNA.
  • São considerados parasitas intracelulares obrigatórios.
  • A estrutura protéica que os envolve é denominada capsídeo e é específica para cada vírus.  
  • Alguns possuem um envoltório acima do capsídeo, sendo denominados de encapsulados ou envelopados.
  • Não são constituídos por células, sendo denominados acelulares.
  • As mais eficientes soluções médicas para as doenças virais são, até agora, as vacinas para prevenir as infecções, e drogas que tratam os sintomas das infecções virais. 
E porquê é tão importante a vacinação contra os vírus, especialmente contra o HPV? Já, já responderemos essa pergunta! Primeiro, vamos entender melhor quais as características do Papilomavírus Humano:


  • Conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista.
  • Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. 
  • Não se conhece o tempo em que o HPV pode permanecer sem sintomas e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões.
    Causa:
  • A principal forma de transmissão do vírus do HPV é pela via sexual. 
  • Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Porém quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. 
  • Existe a possibilidade de transmissão vertical (mãe/feto), de auto inoculação e de inoculação através de objetos que alberguem o HPV.
     Sintomas: 
  • A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. 
  • Homem – mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus.
  • Mulher - mais comuns na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero.
  • Também podem aparecer na boca e na garganta. 
  • Homens e mulheres também podem ser assintomáticos.
    Tratamento:
  • Em caso de sinal ou sintoma do HPV, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado para o HPV.
E como já falamos, um dos métodos de prevenção mais eficientes é a vacinação e exames preventivos:

  • Realização regular do exame de citologia, Papanicolau (preventivo).
  • Vacina quadrivalente – previne contra quatro tipos, o 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero, e o 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais. 
  • Vacina bivalente – específica para os subtipos 16 e 18.
  • Até o momento, para a vacinação contra o HPV só se tem convicção de cinco anos de proteção. 
Que tal aproveitar a campanha e ir até o posto de saúde mais próximo de sua casa para ser vacinada? As vacinas estarão disponíveis até o dia 10 de abril. Cuide de sua saúde!

Cartaz com instruções para a Campanha de Vacinação